terça-feira, 22 de novembro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS: FESTA NA PRAÇA!!!!



Planejamos as nossas aulas, porém não saiu como nós planejamos, porém foi algo que contribuiu muito para nossa formação. O professor Marcos nos informou que no dia da nossa próxima aula, o NAIJ iria realizar uma festa para as crianças que ali estudavam e eles gostariam que a gente participasse com eles na elaboração e execução deste evento. Então aceitamos e ai veio à questão o que iremos fazer com as crianças, já que não atenderemos somente a 2ª série, mas sim crianças até 10 anos? Então pensamos em utilizar o nosso plano de aula só que com algumas alterações. Solicitamos o trampolim com o colchão para a ESFA, os sacos de corrida, alguns bambolês e as calhas. Com esses materiais mantemos alguns dos nossos objetivos descritos nos dois planos como, por exemplo: desenvolver o equilíbrio, a vivência de algo novo com a utilização do trampolim e a familiarização com o aparelho trabalhando movimentos como, por exemplo, o salto comum e o salto com corrida. Além disso, surgiu um novo objetivo, a socialização com outras crianças que não eram as mesmas da sala de aula. As crianças repetiram os saltos por várias vezes, primeiro iniciamos com o salto comum para que elas se adaptassem ao aparelho e depois inserimos o salto com corrida, mas sempre com o nosso auxilio. Então nosso planejamento não foi em vão, mas precisamos nos replanejar para atender mais crianças ao mesmo tempo, e com idades diferentes. Além da atividade com o trampolim, as crianças brincaram com os bambolês o que solicita também coordenação motora das crianças, brincaram de corrida de saco e realizamos pintura com tinta guache e maquiagem. Para Desenvolver todas essas atividades, contamos com a colaboração de duas estagiárias além de nós: Ryani e Sabrina que nos ajudaram no desenvolvimento das atividades. Então as duas aulas planejadas foram desenvolvidas na parte da manhã com essas crianças e com isso já fomos solicitadas a ficar para a tarde também para desenvolver as atividades com os alunos da tarde, que eram crianças com idade de 10 a 14 anos. As crianças adoraram, observamos que elas fizeram as atividades sem ter aquele sentimento de obrigação que tinham que fazer. Além disso, se sentiram livres, dançaram e brincaram com outras crianças de salas diferentes.

2 comentários:

  1. arabéns para Keyla e Rayani!!!

    Estagie com as meninas no dia destas atividades, foi muito gratificante para mim, pois além de trabalhar com as crianças com quem elas realizaram o estagio, estavam presentes outras crianças do nucléo da Pestalosi de Santa Teresa. No primeiro momento achei que não saberia lidar com aquelas crianças que necessitavam de uma atenção especial. Mas no decorrer das atividades e no trato que as meninas e o professor com que elas estagiavam foram administrando as atividades consegui me encontrar em meio da proposta que elas propuzeram em seu estagio. Além disso era notavel a felicidade que as crianças estavam devido oa sorrisos que estapavam seus rostos.
    O blog de vcs está muito bonito e interessante.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho de vcs bem planejado e com a ajuda de terem a afinidade com o conteúdo contribuiu para sua realização. Muito interessante a proposta de vcs. Parabéns.

    ResponderExcluir